As trabalhadoras da Província

A exploração de Tartarugas da Amazônia (Podocnemis expansa), na Província do Amazonas, durante a segunda metade do século XIX.

  • ROBERT PINHO Universidade Federal do Maranhão

Resumo

Este artigo trata das condições de produção de manteiga de ovos de tartaruga e comércio desses animais, a partir da exploração deste animal como força de trabalho para acumulação de riquezas dentro da província do Amazonas durante a segunda metade do século XIX. Observa a transformação dos comportamentos naturais dos animais da espécie Podocnemis expansa, em energia de trabalho utilizada para a produção de gêneros importantes da economia local, através de fontes oficiais como os relatórios de presidente de província, os relatos de viajantes e a legislação provincial que estabeleceu normas para a produção dos gêneros apresentados no trabalho, para que se estabeleça a relação natureza e trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ROBERT PINHO, Universidade Federal do Maranhão
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Amazonas (2021). Mestrando no PPGHIS - UFMA, com pesquisa voltada para alimentação na Amazônia no séc. XIX com ênfase nas Práticas Alimentares como marcadores sociais. Pesquisa também a influência do capitalismo na modificação biológica das espécies de animais e planta na região e transformações no espaço das populações ribeirinhas.
Publicado
2025-01-22
Como Citar
PINHO, R. (2025). As trabalhadoras da Província: A exploração de Tartarugas da Amazônia (Podocnemis expansa), na Província do Amazonas, durante a segunda metade do século XIX. História Em Revista, 30(1), 53-72. https://doi.org/10.15210/hr.v30i1.27475