Humanos e outros animais no Portugal medievo

articulação e soluções de um projecto científico colaborativo

  • Tiago Viúla de Faria Instituto de Estudos Medievais, NOVA FCSH

Resumo

Pretende este ensaio apresentar as principais ideias orientadoras na base da concepção e execução de um projecto colaborativo de investigação em História Animal. FALCO – Hypothesising Human-Animal Relations in Medieval Portugal pretende abordar a relação entre o indivíduo e comunidades medievais com o mundo animal, a partir da complementaridade de diversas disciplinas científicas. Durante a execução do programa de financiamento que a apoiou, a equipa do Projecto FALCO deparou-se com desafios e questões metodológicas e de enunciação. Como responder transversalmente a questões colocadas a partir da perspectiva da História da Arte, da Arqueologia, ou da Antropologia?... Que conexões de relevo podemos e devemos estabelecer entre o objecto de estudo e interesses e preocupações da sociedade contemporânea?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Viúla de Faria, Instituto de Estudos Medievais, NOVA FCSH
Tiago é doutorado em história medieval (Oxford, 2013) e pesquisador no Instituto de Estudos Medievais (IEM) da NOVA FCSH, com classificação "Excelente" na auditoria de qualidade de pesquisa da FCT. Foi coordenador do grupo de pesquisa do IEM "Territórios e Poderes, uma Perspectiva 'Glocal'", com mais de 100 membros. Recentemente, iniciou e copreside o NEMUS, um think-tank multidisciplinar sobre o ambiente medieval, e em 2022-23 foi PI do FALCO, um projeto de equipe financiado competitivamente sobre relações históricas entre espécies. Publicou amplamente sobre interações transfronteiriças medievais, especialmente dos pontos de vista da diplomacia, política e intercâmbio cultural, e mais recentemente sobre estudos ambientais medievais. *CV ESTENDIDO:* Tiago vem de uma formação multidisciplinar em línguas e literatura, estudos medievais e história. Sua tese de doutorado propõe uma re-concepção das "relações internacionais" medievais, e desde então ele liderou projetos de pesquisa financiados sobre comunicação na diplomacia medieval, e sobre diplomacia como um componente da formação do estado. Ele tem um forte interesse em estadismo e processos de transferência político-cultural: ele foi editor chefe dos primeiros números do "Royal Studies Journal" (Universidade de Winchester) e coordena os livros "Philippa of Lancaster and the Court Culture of Medieval Portugal" para Palgrave MacMillan, e "Communication and Diplomacy in Early State-Making: Meridional Europe, 1200-1550", para Coimbra University Press. Além disso, ele publicou com, e revisou por pares para, o Journal of Medieval Studies, o Anuario de Estudios Medievales, o Journal of Medieval Iberian Studies, o English Historical Review, Varia Historia, En la España Medieval, e o periódico Medievalista do IEM. Tiago leva a disseminação pública de bolsas de estudo a sério, tendo organizado grandes conferências, mesas redondas e seminários interdisciplinares, dias de estudo medieval, palestras abertas, produzido conteúdo para exposições de museus e revistas de história, contribuído para programas de entrevistas de rádio e televisão e coorganizado escolas de verão e cursos abertos. Ele presidiu módulos obrigatórios de graduação em departamentos de História no Reino Unido e em Portugal (nas universidades de Kent, Canterbury Christ Church e NOVA FCSH) e lecionou módulos opcionais para a Universidade de Oxford (Reino Unido) e a Universidade de Towson (EUA). Ele foi um membro contribuinte em projetos de pesquisa nos Países Baixos, França, Espanha, Portugal, Reino Unido, EUA, além de liderar viagens de campo para a Tunísia,Emirados Árabes Unidos e Noruega para examinar tradições de falcoaria medieval.
Publicado
2025-01-22
Como Citar
Faria, T. V. de. (2025). Humanos e outros animais no Portugal medievo: articulação e soluções de um projecto científico colaborativo. História Em Revista, 30(1), 10-32. https://doi.org/10.15210/hr.v30i1.27582