Marguerite Duras sob o feitiço de Jules Michelet
O pensamento do historiador na poética durasiana
Resumo
Marguerite Duras, escritora prolífica e um dos grandes nomes da literatura francesa do século XX, foi uma autora que refletiu muito sobre a sua própria escrita. Ela era leitora do historiador Jules Michelet, pensador admirado por intelectuais do século XX e com uma forte posteridade. Duras não mencionava com frequência autores que ocupavam um espaço importante na sua biblioteca, com a exceção de Michelet, evocado diversas vezes. Neste texto, argumento que essas referências ao historiador têm algo de fundamental para a poética durasiana, pois se ligam a duas tensões cruciais da sua obra: a associação do feminino à escrita e a imagem da escrita em abismo. Para traçar tal caminho, apresentarei a obra de Duras sob essa chave do feminino e do abismo, por meio de reflexões feitas pela própria escritora. Ademais, farei um percurso pela historiografia de Michelet, apoiando-me na leitura que Maria Juliana Gambogi Teixeira faz do seu texto mais citado por Duras — A Feiticeira — e partirei da hipótese da pesquisadora acerca do pensamento do romance esboçado pelo historiador.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








