Nascimento e afirmação de uma instituição portuguesa: a Sociedade Protetora dos Animais (1875-1890)
Resumo
Este artigo pretende estudar o nascimento e os primeiros anos da Sociedade Protetora dos Animais, criada em Lisboa em 1875. Serão estudados aspetos como os objetivos e as diferentes formas de agir de uma instituição que, basicamente, se preocupou em mudar mentalidades e motivar os portugueses e tratar melhor os animais de carga e de tiro, os que se dedicavam à alimentação humana e os de companhia.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.