Crônicas Machadianas: as crônicas literárias como fontes históricas
Resumo
Este trabalho visa mostrar a relação entre Literatura e História, evidenciando que crônicas literárias são também fontes históricas. Para tanto, além da revisão bibliográfica, apresenta a análise de três crônicas de Machado de Assis para responder à seguinte questão: Que aspectos do cotidiano de ex-escravizados foram retratados por Machado de Assis em suas crônicas? Este estudo segue pressupostos da História Cultural, por isso assume que a crônica literária, sendo um produto cultural, é também uma fonte documental. Assim sendo, o referencial teórico tem caráter interdisciplinar, pois se baseia em pesquisas de historiadores e de estudiosos da literatura. Para atingir o objetivo do estudo, na análise do corpus, serão evidenciados aspectos históricos que envolvem as crônicas selecionadas, relacionando-os com textos publicados em jornais da época. A principal conclusão foi a de que as crônicas revelam a interpretação do cronista sobre modos de pensar e de agir da sociedade, em especial, a dificuldade da elite brasileira de deixar as vantagens proporcionadas, direta ou indiretamente, pela escravidão.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








