Entre Páginas e Cicatrizes: a violência contra a mulher em O Peso do Pássaro Morto e no cotidiano brasileiro
Resumo
A obra de Aline Bei, intitulada O peso do pássaro morto, é um exemplo de como a literatura pode ser usada para reflexionar e debater sobre a violência na sociedade brasileira. É possível discutir sobre questões éticas, vulnerabilidade e força, propondo uma ressignificação de experiências de dor, além de sugerir caminhos de resistência. Para isso, tem-se em vista uma abordagem interpretativa, fundamentada em teorias de Rita Segato e Heleieth Saffioti, conhecidas por seus estudos sobre gênero e violência. Além disso, busca-se incorporar à discussão algumas das contribuições de Antonio Candido, cuja crítica literária lida com a representação da realidade social em textos literários.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








