Entre Páginas e Cicatrizes: a violência contra a mulher em O Peso do Pássaro Morto e no cotidiano brasileiro

  • Lucas Matheus Araujo Bicalho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luís Fernando de Souza Alves Universidad de Jaén
  • Mauricio Alves de Souza Pereira Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Resumo

A obra de Aline Bei, intitulada O peso do pássaro morto, é um exemplo de como a literatura pode ser usada para reflexionar e debater sobre a violência na sociedade brasileira. É possível discutir sobre questões éticas, vulnerabilidade e força, propondo uma ressignificação de experiências de dor, além de sugerir caminhos de resistência. Para isso, tem-se em vista uma abordagem interpretativa, fundamentada em teorias de Rita Segato e Heleieth Saffioti, conhecidas por seus estudos sobre gênero e violência. Além disso, busca-se incorporar à discussão algumas das contribuições de Antonio Candido, cuja crítica literária lida com a representação da realidade social em textos literários.

Biografia do Autor

Lucas Matheus Araujo Bicalho, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), com graduação em História - Licenciatura pela mesma instituição. Membro ativo do Grupo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física (GEHEF), vinculado ao Departamento de Educação Física e Desporto (DEFD) e ao PPGH, além de integrar o Centro de Memória do Esporte (CEMESP), também associado à UNIMONTES. Os interesses de pesquisa incluem a análise da imprensa em revistas jornalísticas brasileiras e jornais, com ênfase em temas como mídia, comunicação, literatura, notícias populares, leitura de imagens, pinturas e representações visuais. A pesquisa atual aborda temas como mulheres transgressoras, infanticídio, parricídio e crimes hediondos com repercussão midiática. 

Luís Fernando de Souza Alves, Universidad de Jaén

Mestrando em Arqueologia das Paisagens Culturais pela Universidad de Jaén e Universidad Internacional de Andalucía (2025); mestre em Sociedade, Ambiente e Território pela Universidade Federal de Minas Gerais (2024); mestre em Teologia pelo Centro Presbiteriano de Pós-graduação Andrew Jumper (2020); especialista em Pregação e Aconselhamento e especialista em Teologia Bíblica pelo Seminário Presbiteriano de Brasília (2014 e 2013); bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de Brasília (2018); bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano de Brasília (2011); e licenciado em História (2022) pela Universidade Estadual de Montes Claros. É bolsista da Universidad de Jaén, a nível de mestrado (2024-2025), bem como bolsista Talento Santander (2024-2025); foi bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, a nível de mestrado (2023-2024); bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, na área da Administração, atuando em projeto de pesquisa sobre saúde mental e trabalho (2020 - 2021); e bolsista pelo programa Santander Top España, na Universidad de Salamanca, em curso de Espanhol (2023); além de bolsista pelo banco Santander em curso de Inglês do British Counsel (2025). Professor e pesquisador no ensino superior e no ensino médio, nas áreas de Arqueologia, História, Teologia, Filosofia, Inglês e Espanhol. Além disso, trabalha com tradução, tendo já traduzido livro e artigos do inglês para o português, e português para o inglês.

Mauricio Alves de Souza Pereira, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Doutor e Mestre em Linguística pela UFMG, na área de Linguística Teórica e Descritiva/Estudo da Variação e Mudança Linguística. Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e em Produção Textual pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Graduado em Letras Português pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), com período sanduíche na Universidade de Coimbra - Portugal, por meio do Programa Ibero-americano de Bolsas de Graduação Sanduíche. Graduado em Filosofia pela Universidade de Franca - SP (UNIFRAN). Técnico em Agroindústria pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Salinas. Professor EBTT do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG/Campus Araçuaí). Atualmente, desenvolve pesquisas nas áreas de sociolinguística, lexicologia, lexicografia e cultura regional.

Publicado
2025-07-30
Como Citar
Araujo Bicalho, L. M., de Souza Alves, L. F., & de Souza Pereira, M. A. (2025). Entre Páginas e Cicatrizes: a violência contra a mulher em O Peso do Pássaro Morto e no cotidiano brasileiro. História Em Revista, 30(2), 76-91. https://doi.org/10.15210/hr.v30i2.29014