Possíveis diálogos entre a História e a Literatura
Resumo
Um dos objetivos desse texto é discutir algumas questões que envolvem o diálogo possível entre a Literatura e a História, chamando a atenção para como alguns autores aproximam muito a linha desses dois campos de conhecimento que são o escopo de pesquisa da Nova História Cultural. Ler obras literárias, principalmente aquelas em que seus autores foram contemporâneos dos acontecimentos trazidos nas suas narrativas, descortina para os historiadores nuances e imaginários de uma época que, nem sempre os documentos históricos são capazes de reconhecer. Em obras como, O Cortiço de Aloisio de Azevedo por exemplo, identificamos as inúmeras possibilidades de interface entre esses dois campos, especialmente porque ambos constroem narrativas, claro que uma referenciada, como é o caso da História e outra não, como é o caso da Literatura.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








