Apresentação
Resumo
O Dossiê que aqui apresentamos traz em seus oito artigos contribuições inéditas para possíveis diálogos entre as áreas da Literatura e História. Áreas do conhecimento que desde alguns anos vêm construindo bases sólidas de contribuições interdisciplinares para a compreensão do social, do cultural e do político. Essa conexão, seja na produção artística ou teórica, que se intensificou significativamente nas últimas décadas, tem como grande impulsionador os Estudos Culturais. Entre as muitas possibilidades de contato, a Literatura pode oferecer perspectivas sobre processos históricos, enquanto a História pode servir de base para narrativas ficcionais, por exemplo. Já no campo da teoria, desde Aristóteles, esforços têm sido feitos para conectar, relacionar e, ao mesmo tempo, diferenciar esses dois campos. Neste dossiê, da literatura em língua portuguesa à literatura estrangeira, os artigos exploram as interseções entre Literatura e História, buscando reflexões que observem as potências desse diálogo, bem como as interlocuções que emergem quando abordamos esses campos de forma interdisciplinar.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








