Reconstituição das Paróquias de Rio Grande (RS, Brasil) e San Carlos (Uruguai): O Uso de Acervos Documentais no Repositório Genealógico
Resumo
O Repositório Genealógico (RG) é uma plataforma digital que reúne informações de diferentes acervos documentais de forma a permitir a colaboração entre diversos pesquisadores. O objetivo do artigo é apresentar a lógica organizacional e os recursos do Repositório Genealógico, considerando sua aplicação na análise da trajetória de indivíduos e famílias em contextos de mobilidade e de fragmentação dos registros. Para isso, são apresentados o Método de Reconstituição de Paróquias, no qual a plataforma é baseada, e as funcionalidades do Repositório Genealógico que permitem a integração de registros dispersos e análises em larga escala. Também são discutidas as experiências de reconstituição das paróquias de São Pedro do Rio Grande (Brasil) e San Carlos (no atual Uruguai), evidenciando a contribuição da plataforma para acompanhar os deslocamentos populacionais ibero-americanos do século XVIII. Nos dois casos, o uso do RG permitiu integrar informações que não poderiam ser analisadas em investigações baseadas em acervos isolados.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








