Acervos na Amazônia e a construção do conhecimento histórico: registros paroquiais da Cúria Metropolitana de Manaus e prelazias de Coari e Tefé, Amazonas
Resumo
O artigo que ora vem a público tem como objetivo ressaltar a importância dos arquivos e acervos da Amazônia, especificamente os arquivos paroquiais da Cúria Metropolitana de Manaus e das Prelazias de Coari e Tefé. Nelas há registros de casamento, nascimento e óbito que estão preservados e que se colocam como importantes fontes históricas para a pesquisa histórica na região. São fontes que permitem a reconstituição histórica de relações sociais de sociedades passadas. Este texto versa sobre a relação entre fontes históricas e a construção do conhecimento histórico, focando nos registros paroquiais e na reconstituição do passado histórico na perspectiva da História Social e finalizando com a apresentação de um quadro geral dos documentos paroquiais sob a guarda da Prelazia de Coari e Tefé.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








