Mulheres Negras no Brasil e Perspectivas Decoloniais no Ensino de História: a urgência da revisão bibliografia
Resumo
Este artigo analisa a algumas produções bibliográficas sobre mulheres negras no Brasil e suas relações com o ensino de História em perspectiva decolonial. A partir de um levantamento de produções acadêmicas entre 2019 e 2025, e da análise dos principais marcos legislativos da educação brasileira, discute-se como a presença da mulher negra permanece silenciada ou reduzida a narrativas de vitimização. Ao transformar esse olhar, enfatiza-se o protagonismo feminino negro em múltiplas formas de resistência, das revoltas e quilombos à preservação cultural e religiosa e a necessidade de repensar currículos oficiais como a BNCC e o Currículo Paulista. O estudo aponta que, apesar das legislações antirracistas, as práticas educacionais ainda enfrentam limitações estruturais e políticas. Conclui-se que uma pedagogia decolonial, crítica e interseccional, é fundamental para promover justiça social, ampliar a memória coletiva e construir narrativas históricas mais inclusivas.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








