Contribuição Para Pensar Os Arquivos Pessoais Femininos: o caso do Acervo Sandra Jatahy Pesavento no IHGRGS

  • Nádia Maria Weber Santos UFG/IHGRGS
  • Hilda Jaqueline de Fraga Unipampa

Resumo

O artigo parte da trajetória intelectual da historiadora Sandra Jatahy Pesavento na relação com seu arquivo pessoal, depositado no IHGRGS, em Porto Alegre/Brasil. O amplo espectro das fontes produzidas por essa mulher de trajetória internacional abre a possibilidade de análise das potencialidades dos arquivos pessoais no tempo presente na sua relação com as perspectivas de gênero. A organização do Acervo Sandra J. Pesavento dá visibilidade para os processos de construção de acervos femininos, expondo temáticas importantes para a historiografia, ressaltando o seu papel na conservação e na gestão dos arquivos pessoais produzidos por mulheres. O objetivo do artigo é justamente problematizar a concepção androcentrada existente na construção de grande parte dos arquivos pessoais, recuperando contribuições das mulheres na História e na historiografia do tempo presente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nádia Maria Weber Santos, UFG/IHGRGS
Doutora em História pela UFRGS. Pesquisadora do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul. Foco de pesquisa em História Cultural e História das Sensibilidades, História da Psiquiatria e a relação Arte-Loucura; Memória Social e Bens Culturais, Patrimônio e Acervos; produtos de Comunicação pública (acervos, performances culturais, imagens), de Paisagens urbanas (turismo cultural, performances urbanas, memórias urbanas, produtos artísticos) e da História da Psiquiatria (cartas, literatura de emergência, produtos artísticos dos loucos, sensibilidades e memória) com a História Cultural e das Sensibilidades. Parecerista AD HOC da FAPESP e da FAPEAM e de várias revistas acadêmicas.
Médica-psiquiatra; Doutora em História pela UFRGS Pós-doutorado pela Université Laval (Québec, Canadá) Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq - Nível 2 Professora PPGIPC-UFG [Performances Culturais] Membro Pesquisadora do IHGRGS/Curadora do Acervo Sandra Jatahy Pesavento
Hilda Jaqueline de Fraga, Unipampa

Doutora em Educação (UFRGS). Docente, na Universidade Federal do Pampa/Campus Jaguarão. Tem por áreas de interesse o estudo do patrimônio referente aos temas: gestão do patrimônio cultural no Cone Sul, educação para o patrimônio e patrimônio e gênero, Açorianidade na região de Fronteira e Memória e História das Festas do Divino Espirito Santo em Jaguarão.

Publicado
2026-01-10
Como Citar
Weber Santos, N. M., & de Fraga, H. J. (2026). Contribuição Para Pensar Os Arquivos Pessoais Femininos: o caso do Acervo Sandra Jatahy Pesavento no IHGRGS. História Em Revista, 31(1), 91-110. https://doi.org/10.15210/hr.v31i1.30356