Contribuição Para Pensar Os Arquivos Pessoais Femininos: o caso do Acervo Sandra Jatahy Pesavento no IHGRGS
Resumo
O artigo parte da trajetória intelectual da historiadora Sandra Jatahy Pesavento na relação com seu arquivo pessoal, depositado no IHGRGS, em Porto Alegre/Brasil. O amplo espectro das fontes produzidas por essa mulher de trajetória internacional abre a possibilidade de análise das potencialidades dos arquivos pessoais no tempo presente na sua relação com as perspectivas de gênero. A organização do Acervo Sandra J. Pesavento dá visibilidade para os processos de construção de acervos femininos, expondo temáticas importantes para a historiografia, ressaltando o seu papel na conservação e na gestão dos arquivos pessoais produzidos por mulheres. O objetivo do artigo é justamente problematizar a concepção androcentrada existente na construção de grande parte dos arquivos pessoais, recuperando contribuições das mulheres na História e na historiografia do tempo presente.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








