Revista Bohemia: el pulso de Cuba en cada página

  • Maria do Carmo Luiz Caldas Leite Unisantos
  • Norberto Escalona União Nacional de Historiadores de Cuba

Resumo

Nesta pesquisa sobre a revista cubana Bohemia, examinou-se sua evolução estrutural e editorial desde sua concepção como um semanário cultural ilustrado, não especializado e com um enfoque estético superficial, até sua transformação em um meio multidisciplinar com projeção nacional. Ao longo de suas diferentes etapas, a publicação incorporou novas seções com um jornalismo abrangente sobre temas políticos, sociais e culturais, até se tornar um arquivo vivo da nação. O estudo fundamenta-se na análise documental de edições representativas, entrevistas com colaboradores editoriais e revisão bibliográfica de outros meios de informação. Observa-se como, graças a esse alcance massivo e prestígio acumulado, autores cubanos e estrangeiros confiaram à revista suas criações, muitas vezes inéditas. Mostra-se como, com o triunfo da Revolução Cubana, Bohemia caminhou junto a um processo político humano e tem sido um espaço onde cada avanço e contratempo foram apresentados com análises objetivas.

Palavras-chave: Cuba, Bohemia, revista, informação, jornalismo, cultura cubana, história cubana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Carmo Luiz Caldas Leite, Unisantos

Doutora e mestre em Educação pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS). Licenciada e Bacharel em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP). Vice-líder do Grupo de Pesquisas Políticas Públicas em Educação: Trabalho e Formação da UNISANTOS (Certificado no Diretório do CNPq). Vice-presidente da Associação Cultural José Martí da Baixada Santista, SP, Brasil. Autora do livro:  Cuba Insurgente, identidade e educação.

Norberto Escalona, União Nacional de Historiadores de Cuba

Licenciado em Ciências Pedagógicas pela Escola Superior Político-Militar de Lvov (URSS). Membro da União Nacional de Historiadores de Cuba. Editor na Revista Bohemia. Publicou os livros: Quinteto Rebelde (2013); Mariana Grajales Cuello, 200 anos na história e na memória (2015); Marianas: nobreza e coragem (2018); Almeida: paradigma de firmeza (2022); Entre balas e flores (2024) e Fidel Castro Comandante Invicto (2025). 

Publicado
2026-01-12
Como Citar
Leite, M. do C. L. C., & Escalona Rodríguez, N. (2026). Revista Bohemia: el pulso de Cuba en cada página. História Em Revista, 31(1), 170-192. https://doi.org/10.15210/hr.v31i1.30358