O Arquivo da Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez (Portugal, 1595-2025): 430 anos de história

  • Liliana Andreia Valente Neves Universidade do Minho

Resumo

Os arquivos das Misericórdias constituem importantes instrumentos a História Social, em Portugal, no período moderno e contemporâneo. Com uma ampla difusão por todo o território nacional e acervos documentais que abrangem os últimos quinhentos anos, através das Santas Casas é possível encontrar registada uma parte significativa dos quotidianos das comunidades e analisar não apenas as camadas populacionais mais desfavorecidas, mas também as elites.

A Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez, com 430 anos de existência, possui um arquivo notavelmente bem conservado, que espelha as várias fases da sua instituição, desde os primórdios até à atualidade. Mais do que um simples repositório de documentos, o arquivo da Misericórdia de Arcos de Valdevez é uma verdadeira memória viva da comunidade local. Ele revela as relações entre os benfeitores e os beneficiários, o papel das confrarias, a gestão dos bens e o compromisso constante da instituição em dar cumprimento às 14 obras de Misericórdia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliana Andreia Valente Neves, Universidade do Minho

Doutora em História pela Universidade do Minho, na especialidade de História Moderna e com título de Doutoramento Europeu, e com um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Atualmente, integra o grupo de investigadores História Social e Norte e é membro colaborador do Lab2PT/UMinho. É autora de vários capítulos de livro e artigos publicados em revistas nacionais e internacionais e tem participado em diversos seminários e Congressos em Portugal e no estrangeiro.

Publicado
2026-01-10
Como Citar
Valente Neves, L. A. (2026). O Arquivo da Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez (Portugal, 1595-2025): 430 anos de história. História Em Revista, 31(1), 111-128. https://doi.org/10.15210/hr.v31i1.30364