O Arquivo da Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez (Portugal, 1595-2025): 430 anos de história
Resumo
Os arquivos das Misericórdias constituem importantes instrumentos a História Social, em Portugal, no período moderno e contemporâneo. Com uma ampla difusão por todo o território nacional e acervos documentais que abrangem os últimos quinhentos anos, através das Santas Casas é possível encontrar registada uma parte significativa dos quotidianos das comunidades e analisar não apenas as camadas populacionais mais desfavorecidas, mas também as elites.
A Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez, com 430 anos de existência, possui um arquivo notavelmente bem conservado, que espelha as várias fases da sua instituição, desde os primórdios até à atualidade. Mais do que um simples repositório de documentos, o arquivo da Misericórdia de Arcos de Valdevez é uma verdadeira memória viva da comunidade local. Ele revela as relações entre os benfeitores e os beneficiários, o papel das confrarias, a gestão dos bens e o compromisso constante da instituição em dar cumprimento às 14 obras de Misericórdia.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








