A quem pertence o Círio de Nazaré? As narrativas do Museu do Círio em Belém (Pará)

  • Diego Pereira Santos Universidade do Estado do Pará
  • Vitória Abreu Moraes Universidade do Estado do Pará
  • Rayane Mayara Castro Rabelo Universidade do Estado do Pará
  • Caio Guilherme Saraiva Dias Universidade do Estado do Pará

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as narrativas sobre o Círio de Nazaré construídas a partir do Museu do Círio em Belém do Pará, problematizando suas relações com a história oficial e a marginalização de vozes populares. A metodologia consiste em uma análise crítica do espaço no qual está a exposição denominada “Encontros”, com base em pesquisa bibliográfica e documental. A investigação permitiu caracterizar três eixos centrais neste trabalho: 1) a relação do museu com a narrativa da história oficial do Círio; 2) a leitura decolonial da exposição “O Círio Negro de Jacques Huber”; e 3) a limitação na representação de manifestações populares, como o Auto do Círio e a Festa da Chiquita. Conclui-se que o museu, ao priorizar uma perspectiva sacra e oficial, silencia a pluralidade de sujeitos que constituem a festa, necessitando adotar práticas museológicas decoloniais para se tornar um espaço de representatividade e diálogo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Pereira Santos, Universidade do Estado do Pará

Doutor pelo programa de Sociedade e cultura: História, Antropologia, Arte e Cultura pela Universitat de Barcelona (UB, 2023). Professor do curso de História da Universidade do Estado do Pará. Tem dedicado pesquisas sobre o comércio atlântico e interno de escravizados nas capitanias e províncias setentrionais do Grão-Pará e Maranhão, conexões afro-atlânticas a partir da relação entre História Pública e memórias da escravidão, além do desenvolvimento de projetos de extensão em comunidades quilombolas.

Vitória Abreu Moraes, Universidade do Estado do Pará

Aluno do curso de Licenciatura em História da Universidade do Estado do Pará.

Rayane Mayara Castro Rabelo, Universidade do Estado do Pará

Aluna do curso de Licenciatura em História da Universidade do Estado do Pará.

Caio Guilherme Saraiva Dias, Universidade do Estado do Pará

Aluna do curso de Licenciatura em História da Universidade do Estado do Pará.

Publicado
2026-01-12
Como Citar
Santos, D., Moraes, V., Rabelo, R., & Dias, C. (2026). A quem pertence o Círio de Nazaré? As narrativas do Museu do Círio em Belém (Pará). História Em Revista, 31(1), 328-347. https://doi.org/10.15210/hr.v31i1.30387