Acervo Coriolano Benicio (Rio Grande/RS): “alguns exemplares que guardamos com muito carinho como recordação daqueles bons tempos...”
Resumo
O presente texto tem como ponto de partida o acervo e o legado artístico-cultural de Coriolano Benicio, artista negro cuja existência se entrelaçou à própria história cultural da cidade do Rio Grande/RS. Nesta esteira, o propósito central deste estudo consiste em desvelar a profundidade histórica, simbólica e afetiva do Acervo Documental de Coriolano Benicio, hoje salvaguardado no Centro de Documentação Histórica Prof. Hugo Alberto Pereira Neves, da Universidade Federal do Rio Grande (CDH-FURG), espaço tido como ferramenta de preservação da memória e de celebração da cultura. Dentro desse pressuposto, o texto percorre os caminhos de sua vida e obra, articulando-os à formação da identidade cultural rio-grandina, de modo a oportunizar a reflexão sobre a forma como o seu acervo se ergue como um lugar de memória e resistência diante do apagamento das expressões negras e populares. Assim, reafirma-se que preservar seu acervo documental é, também, um ato de permanência e de compromisso com a memória.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








