O acervo do SNI no Arquivo Nacional como fonte para uma história local da ditadura empresarial-militar brasileira

  • Cleverton Luis Freitas de Oliveira Prefeitura Municipal de Canoas/RS

Resumo

O presente artigo propõe reflexões teórico-metodológicas sobre o uso do acervo do Serviço Nacional de Informações (SNI) como fonte para a pesquisa da história da ditadura empresarial-militar brasileira (1964 - 1988) com recorte geográfico local. Seu objetivo é discutir a viabilidade, a pertinência e os cuidados metodológicos necessários à tal pesquisa. Inicialmente, apresenta-se questões que deram origem às reflexões. Em seguida, é exposta a estrutura e os métodos do Sistema Nacional de Informações (SisNI), cujos órgãos produziram o referido acervo, tecendo-se comentários a respeito dos cuidados metodológicos adequados. Para desenvolver as questões de forma prática, foram escolhidos três dossiês do acervo do SNI, tratando de relações entre empresários e administrações locais e integrantes do alto escalão da ditadura. Conclui-se que o acervo do SNI é uma fonte rica para a história local da ditadura, desde que sua análise seja feita com rigor metodológico e espaço para dúvidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleverton Luis Freitas de Oliveira, Prefeitura Municipal de Canoas/RS

Professor da rede municipal de Canoas/RS. Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Tem interesse de pesquisa em temas relacionados à ação política empresarial durante a ditadura de segurança nacional, sobretudo no Rio Grande do Sul, bem como outros temas acerca do período.

Publicado
2026-01-13
Como Citar
Freitas de Oliveira, C. L. (2026). O acervo do SNI no Arquivo Nacional como fonte para uma história local da ditadura empresarial-militar brasileira. História Em Revista, 31(1), 433-450. https://doi.org/10.15210/hr.v31i1.30391