O acervo do SNI no Arquivo Nacional como fonte para uma história local da ditadura empresarial-militar brasileira
Resumo
O presente artigo propõe reflexões teórico-metodológicas sobre o uso do acervo do Serviço Nacional de Informações (SNI) como fonte para a pesquisa da história da ditadura empresarial-militar brasileira (1964 - 1988) com recorte geográfico local. Seu objetivo é discutir a viabilidade, a pertinência e os cuidados metodológicos necessários à tal pesquisa. Inicialmente, apresenta-se questões que deram origem às reflexões. Em seguida, é exposta a estrutura e os métodos do Sistema Nacional de Informações (SisNI), cujos órgãos produziram o referido acervo, tecendo-se comentários a respeito dos cuidados metodológicos adequados. Para desenvolver as questões de forma prática, foram escolhidos três dossiês do acervo do SNI, tratando de relações entre empresários e administrações locais e integrantes do alto escalão da ditadura. Conclui-se que o acervo do SNI é uma fonte rica para a história local da ditadura, desde que sua análise seja feita com rigor metodológico e espaço para dúvidas.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








