A constituição do acervo fotográfico dos Museus Ferroviários de São Leopoldo (RS), Bauru (SP) e Tubarão (SC) e o discurso patriarcal
Resumo
Este artigo apresenta um estudo de caso preliminar sobre a documentação referente ao acervo fotográfico de três museus ferroviários: o Museu do Trem de São Leopoldo, o Museu Ferroviário Regional de Bauru e o Museu Ferroviário de Tubarão. Na pesquisa interdisciplinar, utilizaram-se teóricos da Museologia e da História Cultural para analisar o discurso oficial homogeneizador de quem constituiu o acervo fotográfico e produziu a documentação museológica das instituições mencionadas. Assim, mediante o estudo, pretende-se discutir a influência da narrativa histórica na produção da documentação museológica e de que modo as relações de poder determinam o que deve ser lembrado e o que deve ser esquecido nos espaços museológicos.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








