A organização do arquivo institucional do Museu do Doce em Pelotas, RS: questões teóricas e práticas
Resumo
O presente trabalho objetiva apresentar o projeto de organização do arquivo institucional do Museu do Doce, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), realizado no período de 2022 a 2025, por equipes do curso de bacharelado em História, da mesma instituição. O curso forma historiadoras e historiadores aptos para atuarem em arquivos históricos. Para a aprovação do estudante, ele exige o cumprimento de atividades práticas, que se estendem desde o ingresso até a formatura. A atuação do historiador no arquivo, as relações entre a História e a Arquivologia, a especificidade dos arquivos de museus e dos museus universitários, são alguns dos temas que entram no debate da apresentação deste projeto. Estas questões, de cunho mais teórico, orientaram as decisões nas etapas de higienização, arranjo, acondicionamento e disseminação do arquivo do museu.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








