A organização do arquivo institucional do Museu do Doce em Pelotas, RS: questões teóricas e práticas

  • Ana Inez Klein UFPel

Resumo

O presente trabalho objetiva apresentar o projeto de organização do arquivo institucional do Museu do Doce, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), realizado no período de 2022 a 2025, por equipes do curso de bacharelado em História, da mesma instituição. O curso forma historiadoras e historiadores aptos para atuarem em arquivos históricos. Para a aprovação do estudante, ele exige o cumprimento de atividades práticas, que se estendem desde o ingresso até a formatura. A atuação do historiador no arquivo, as relações entre a História e a Arquivologia, a especificidade dos arquivos de museus e dos museus universitários, são alguns dos temas que entram no debate da apresentação deste projeto. Estas questões, de cunho mais teórico, orientaram as decisões nas etapas de higienização, arranjo, acondicionamento e disseminação do arquivo do museu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Inez Klein, UFPel

Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Professora associada do Departamento de História da Universidade Federal de Pelotas. Ministra disciplinas de Teorias da História e Organização de Arquivos nos cursos de História. Coordena os acervos do Núcleo de Pesquisa em História Regional, onde desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão. Tem experiência na área de História, com ênfase em Organização de Arquivos Históricos, Ensino de História, História e Literatura. Mais recentemente dedica-se à: história, acervos e patrimônio; história e memória; organização de arquivos históricos.

Publicado
2026-01-10
Como Citar
Inez Klein, A. (2026). A organização do arquivo institucional do Museu do Doce em Pelotas, RS: questões teóricas e práticas. História Em Revista, 31(1), 48-69. https://doi.org/10.15210/hr.v31i1.30835