O Arquivo da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre: fontes de pesquisa para a história da cidade e do Rio Grande do Sul
Resumo
Apresenta dados da criação da mais antiga Misericórdia do Rio Grande do Sul, a de Porto Alegre, e sua identidade patrimonial. Informa sobre a constituição do seu acervo arquivístico, e o papel que o Arquivo institucional exerceu para a criação do Centro Histórico-Cultural Santa Casa de Porto Alegre, depois da sua mais grave crise que atravessou na década de 1970. Aborda as possibilidades de pesquisa para várias áreas do conhecimento, a partir dos diversos suportes de memória que custodia. Detalha a documentação textual e suas séries documentais. Demonstra o diálogo que a equipe do Arquivo promove com a comunidade local e a mais ampla, através dos vários eventos e ações culturais e de educação para o patrimônio que oferece, além das diversas publicações que organiza, especialmente as que apresentam pesquisas realizadas a partir de suas fontes documentais.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








