História e imagem: possibilidades com fontes visuais
Resumo
O presente estudo tem por objetivo apresentar, de forma introdutória, as possibilidades metodológicas no trabalho articulado entre imagem e história. Utilizadas, muitas vezes, como elemento ilustrativo ou como conclusão visual do texto escrito, o estudo propõe pensar tal objeto de estudo a partir de suas possibilidades de problematização. Para tanto, em primeiro lugar, se apresentam os caminhos metodológicos para o estudo de uma imagem-problema, partido de pressupostos lançados por Aby Warburg e desenvolvidos, também, por intelectuais que se debruçaram sobre sua obra, como Georges Didi-Huberman. Em um segundo momento se apresenta um estudo de caso que tem na obra Lanzas y guitarras, do artista argentino Cesáreo Bernaldo de Quirós (1879-1968), a base para se pensar as relações estabelecidas entre as imagens e seus entornos de produção.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








