Acervos digitais e bancos de dados: experiências de pesquisa
Resumo
O texto propõe uma reflexão sobre a crescente disponibilização e uso de acervos digitais para pesquisadores na área de História e Demografia e apresenta, a partir de experiências de pesquisa, relatos, impasses e problemas para a construção e a gestão de informações em bancos de dados, considerando o uso do software NACAOB. Parte da importante distinção entre os termos “dado” e “informação”, para defender o argumento de que a quase ilimitada disponibilização de imagens de fontes históricas, em formato digital, impõe grandes desafios para o processamento da massa de dados que, só a partir dessa etapa, podem disponibilizar informação consistente para os interessados(as). Relata ainda as possibilidades e ganhos para a pesquisa no campo da História da População e da História da Família quando se faz a opção por projetos de maior envergadura e que se valem de redes colaborativas para abordar e aprofundar temas que pautam a agenda da História e da Demografia.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








