Acervos digitais e bancos de dados: experiências de pesquisa

  • Ana Silvia Volpi Scott UNICAMP
  • Dario Scott

Resumo

O texto propõe uma reflexão sobre a crescente disponibilização e uso de acervos digitais para pesquisadores na área de História e Demografia e apresenta, a partir de experiências de pesquisa, relatos, impasses e problemas para a construção e a gestão de informações em bancos de dados, considerando o uso do software NACAOB. Parte da importante distinção entre os termos “dado” e “informação”, para defender o argumento de que a quase ilimitada disponibilização de imagens de fontes históricas, em formato digital, impõe grandes desafios para o processamento da massa de dados que, só a partir dessa etapa, podem disponibilizar informação consistente para os interessados(as). Relata ainda as possibilidades e ganhos para a pesquisa no campo da História da População e da História da Família quando se faz a opção por projetos de maior envergadura e que se valem de redes colaborativas para abordar e aprofundar temas que pautam a agenda da História e da Demografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Silvia Volpi Scott, UNICAMP

Docente do Departamento de Demografia, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/UNICAMP) e dos Programas de Pós-Graduação em Demografia e História da UNICAMP. Doutora em História e Civilização (European University Institute EUI, Florença/Itália). Áreas de interesse: história da família, demografia histórica, história da população, metodologia, emigração/imigração portuguesa para o Brasil.

Dario Scott

Doutor em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas. Coordena a área técnica de gestão do banco de dados do NACAOB, do Projeto Além do Centro-Sul, por uma história da população luso-brasileira dos extremos dos domínios lusos na América, que reúne pesquisadores de diversas universidades brasileiras. Atua na área de Demografia, com ênfase em Demografia Histórica, principalmente nos seguintes temas: metodologia, fontes históricas, demografia histórica, população e banco de dados.

Publicado
2026-01-12
Como Citar
Scott, A. S. V., & Scott, D. (2026). Acervos digitais e bancos de dados: experiências de pesquisa. História Em Revista, 31(1), 249-264. https://doi.org/10.15210/hr.v31i1.30840