A Memória dos Papéis de Gênero: Homens e Mulheres no Universo Fabril Gaúcho do Início da República Velha (1889 - 1920)
Resumo
O artigo visa analisar a divisão sexual do trabalho e as lógicas de gênero que nortearam a forma de distribuição da mão de obra feminina e masculina no parque industrial do Rio Grande do Sul nas primeiras décadas da República Velha (1889-1920). O corpo documental do trabalho é composto por documentos oficiais e fontes periódicas diversas (revistas, jornais comerciais e operários). Analisa-se também como tal disposição com base no gênero do mercado de trabalho fabril resultava na exigência de corpos específicos para homens e mulheres, em uma somatização das relações de poder impostas pela produção. O texto visa, em resumo, contribuir, a partir de uma análise temporal-espacial específica, para as discussões travadas pelos estudos que tematizam as relações entre classe, gênero e trabalho.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.