O discurso da longevidade potencializado no corpo feminino através da mídia impressa
Resumo
Velha é a vovozinha!, Corrida saudável – mulheres precisam de cuidados específicos, Coração de mulher. Essas são algumas das enunciações presentes na capa dos cadernos de Saúde Viva Bem e Vida dos jornais Diário Popular e Zero Hora, respectivamente, que foram utilizados como corpus discursivo para problematizar como as mulheres com mais de 60 anos são interpeladas por discursos verdadeiros em prol de um envelhecer com qualidade e pelo maior tempo possível. Estabelecemos conexões com algumas ferramentas analíticas presentes nas obras foucaultianas, como as relações de poder e saber, poder disciplinar e biopoder para mostrar a potência do discurso da longevidade, constituído através de práticas instituídas no corpo das mulheres que estão na terceira idade.
Publicado
2017-02-05
Como Citar
Giusti, P. H., & Henning, P. C. (2017). O discurso da longevidade potencializado no corpo feminino através da mídia impressa. Cadernos De Educação, (55). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i55.10423
Edição
Seção
Artigos