A produção de televisão educativa digital: O Salto Para o Futuro à luz da Teoria Crítica
Resumo
A televisão pode ser um veículo de estímulos à Formação Cultural Integral, no sentido estrito do conceito de Bildung, como desenvolvido por Theodor W. Adorno? Dessa indagação, o presente artigo resultou do exame do Conteúdo e da Forma de um episódio do programa de televisão educativa Salto para o Futuro (TV Escola/MEC/Brasil). A análise apontou que no programa ocorre a supremacia da Forma (o telejornal) em relação ao Conteúdo e que o padrão discursivo identificado nas mensagens consistiu na repetição do clichê do professor especialista herói: por meio da tecnologia, ele poderia saltar as contradições históricas de seu tempo. Com efeito, a produção do programa parece envolver os mesmos elementos geradores dos produtos da Indústria Cultural e apenas por meio de uma da mudança radical da sua dinâmica poderemos inferir sobre o uso da televisão para fins educacionais.
Publicado
2017-07-25
Como Citar
Bet, D. S., & Zuin, A. Álvaro S. (2017). A produção de televisão educativa digital: O Salto Para o Futuro à luz da Teoria Crítica. Cadernos De Educação, (56). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i56.10789
Edição
Seção
Artigos