Supervisores do PIBID: Contribuições para a formação de futuros professores de Matemática
Palavras-chave:
políticas públicas, formação de professores, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Resumo
Este artigo tem como objetivo compreender as percepções de supervisores do Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID sobre suas contribuições para a formação de futuros professores de Matemática. Para cumprir com tal objetivo foram constituídos dados advindos de respostas a 55 questionários respondidos por professores supervisores de diversas regiões do Brasil e 5 entrevistas. Os dados assim constituídos foram submetidos à Análise Textual Discursiva emergindo quatro categorias: Supervisor como modelo, Supervisor como apresentador da realidade escolar, Supervisor como orientador de atividades escolares, Supervisor como participante e orientador de atividades acadêmicas. Espera-se que os resultados aqui alcançados contribuam para a formulação de novas políticas públicas de formação de professores, bem como o constante aprimoramento das já existentes.
Publicado
2018-07-10
Como Citar
GUIMARÃES, E. L., & ROLKOUSKI, E. (2018). Supervisores do PIBID: Contribuições para a formação de futuros professores de Matemática. Cadernos De Educação, (59). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i59.11133
Edição
Seção
Artigos