O papel da língua de sinais e de docentes Surdas na construção de identidades de crianças Surdas
Palavras-chave:
língua de sinais, construção de identidades, professoras surdas, crianças surdas.
Resumo
Este artigo discute o papel da língua de sinais e de professoras surdas em processos educacionais que envolvem crianças surdas de escolas públicas de Ensino Fundamental de João Pessoa-PB, Brasil. Com base nos Estudos Culturais, nos Estudos Surdos e na abordagem qualitativa realizamos observações de situações pedagógicas e entrevistas semiestruturadas com professoras surdas, atuantes no Atendimento Educacional Especializado (AEE), para obtenção dos dados. As análises mostraram que a língua de sinais e o papel das professoras surdas nos processos educacionais têm grande representatividade na construção identitária das crianças surdas, pelo fato de contribuírem para o seu desenvolvimento educacional, pessoal e social, enfim, de cidadania.
Publicado
2018-07-10
Como Citar
Romário, L., & Dorziat, A. (2018). O papel da língua de sinais e de docentes Surdas na construção de identidades de crianças Surdas. Cadernos De Educação, (59). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i59.11406
Edição
Seção
Artigos