Estudo sobre a oferta de disciplinas relacionadas às Neurociências, Educação e Aprendizagem nas graduações presenciais de Pedagogia no Rio Grande do Sul

  • Livia Crespi Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Neurociências, Pedagogia, Educação

Resumo

O estudo objetiva analisar as grades curriculares dos cursos presenciais de graduação em Pedagogia no Rio Grande do Sul (RS), buscando identificar as Instituições de Ensino Superior (IES) que ofertam disciplinas relacionadas às Neurociências, Educação e Aprendizagem nesta graduação, bem como verificar a relevância atribuída aos saberes neurocientíficos na formação docente. A pesquisa se deu por meio de uma metodologia mista, sendo qualitativa de cunho bibliográfico e, quantitativa conduzida através de aplicação de questionário junto aos coordenadores dos cursos de Pedagogia das IES em análise. Evidenciou-se que embora a revisão bibliográfica destaque a relevância de conhecimentos relacionados às Neurociências e Educação para a formação docente, disciplinas que abordam a temática são ofertadas por um restrito número de IES no RS.

Biografia do Autor

Livia Crespi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Mestra em Educação em Ciências (2017) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, onde desenvolveu pesquisas sobre a relação entre as Neurociências, a formação e a prática pedagógica do docente da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco (2012) e especialização em Gestão Escolar (2015) pela Universidade Positivo. Atualmente cursa especialização em Neuroeducação e Primeira Infância junto a Universidade de Pernambuco - UPE e Instituto Cerebrum. Leciona para séries iniciais do Ensino Fundamental no Colégio Santa Rosa de Carlos Barbosa/RS, tendo experiência nas áreas de Educação, Alfabetização, Ensino de Língua Inglesa, processos de Ensino e Aprendizagem e formação de professores.
Publicado
2019-09-24
Como Citar
Crespi, L. (2019). Estudo sobre a oferta de disciplinas relacionadas às Neurociências, Educação e Aprendizagem nas graduações presenciais de Pedagogia no Rio Grande do Sul. Cadernos De Educação, (61). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i61.11765
Seção
Artigos