A produção de conhecimento no contexto de uma prática crítico-transformadora com formadores de professores

  • Alexandre Saul Universidade Católica de Santos
  • Ana Maria Saul Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Palavras-chave: Pesquisa-formação, Relação teoria-prática, Educação problematizadora

Resumo

O artigo relata uma pesquisa desenvolvida com formadores de professores na oficina “Mudar é difícil, mas é possível e urgente”, contexto de trabalho de uma tese, realizada com um grupo de doze educadores, alunos de um curso de Mestrado Profissional, na cidade de São Paulo. A metodologia da investigação caracterizou-se por uma pesquisa-formação, desenvolvida em uma oficina na qual se trabalhou com a investigação temática (FREIRE, 1987), em três momentos: leitura da realidade, análise crítica da realidade e elaboração de propostas de ação. Os dados produzidos emergiram de três fontes: ações realizadas na oficina, relatos dos educadores participantes sobre suas práticas de formação em serviço e documentos selecionados para a compreensão do objeto e do contexto da pesquisa. Os resultados dessa investigação foram se evidenciando durante todo o processo de trabalho e puderam revelar um modo de construção de conhecimentos a partir da ação e reflexão. Houve apropriação, construção e produção de conhecimentos teóricos e práticos, de forma ativa e reflexiva.
Publicado
2018-05-09
Como Citar
Saul, A., & Saul, A. M. (2018). A produção de conhecimento no contexto de uma prática crítico-transformadora com formadores de professores. Cadernos De Educação, (58). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i58.12421
Seção
Dossiê