A EDUCAÇÃO E O DESAFIO DE GERIR DIVERGÊNCIAS NA ESCOLA
Palavras-chave:
cultura da cordialidade, sociedade patriarcal, escola sem partido, gestão escolar
Resumo
Com base no diálogo travado entre a Sociologia, a Filosofia e a História, este artigo visa discutir aspectos teóricos e práticos que possam induzir uma gestão eficiente das divergências referentes a ideias e atitudes que se manifestam na escola e que decorrem das interações que envolvem toda a comunidade escolar. O artigo desenvolve argumentos que revelam valores e posturas definidores da atuação dos brasileiros na arena pública e no plano profissional, tendo em vista encontrar uma orientação consensual e emancipadora que sirva à comunidade escolar para lidar com a afirmação de interesses múltiplos e, muitas vezes, de complexa harmonização. O artigo conclui pela necessidade de enfrentar o debate sobre as diferenças de pensamento e comportamento no âmbito escolar sem romper com os padrões éticos que contribuem para a superação da menoridade intelectual e profissional. A escola pode ser uma instância de educação política, ao permitir o confronto de ideias e de atitudes por meio do exercício da tolerância, num meio em que vigore a reflexão independente, descolada de compromissos personalistas e distante da lógica da relação familial.
Publicado
2019-09-24
Como Citar
Freitas, J. P. O. de. (2019). A EDUCAÇÃO E O DESAFIO DE GERIR DIVERGÊNCIAS NA ESCOLA. Cadernos De Educação, (61). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i61.12992
Edição
Seção
Artigos