“Encontros sobre o Poder Escolar” e sua contribuição para a formação continuada de professores
Palavras-chave:
Formação continuada, Consciência, Empoderamento
Resumo
Este artigo relata a avaliação de um evento – “Encontros sobre o Poder Escolar” – organizado com o propósito de oferecer formação continuada a docentes da cidade de Pelotas (RS) e região. O evento tem crescido em tamanho e importância, ao longo dos anos, e apresenta um caráter diferente daquele dos usuais congressos e seminários voltados ao desenvolvimento de professores(as), organizados em torno de palestras de profissionais proeminentes e apresentações de pesquisas. O evento analisado, ao contrário, foca nas práticas dos(as) professores(as) e gestores(as), apresentadas por eles(as) próprios(as) e discutidas, coletivamente, em Mesas de Apresentação. O artigo baseia-se em dados colhidos na nona edição do evento, ocorrida em 2009, centrando-se nas visões dos profissionais que nela apresentaram trabalhos. O instrumento de coleta foi o questionário, cujas respostas às questões precodificadas foram analisadas em termos de frequência. As respostas a uma questão aberta foram codificadas em categorias e também analisadas pelas frequências. Os resultados foram interpretados à luz das ideias de Vygotski, Freire e seus interlocutores e sugerem que o evento provocou, nos(as) docentes, o desenvolvimento de consciência sobre seu trabalho – a partir de reflexão, avaliação e discussões colaborativas – bem como empoderamento, pela valorização de suas práticas.
Publicado
2018-05-09
Como Citar
Damiani, M. F., & Dall’lgna, M. A. (2018). “Encontros sobre o Poder Escolar” e sua contribuição para a formação continuada de professores. Cadernos De Educação, (58). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i58.13608
Edição
Seção
Dossiê