Empoderamento de professores e autoeficácia docente: uma revisão de literatura

  • Caroline Wenzel Florindo Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Roberto Tadeu Iaochite
Palavras-chave: empoderamento de professores, autoeficácia docente, trabalho docente.

Resumo

Empoderamento de professores e autoeficácia docente são constructos de diferentes teorias que buscam compreender como os professores se sentem capazes para realizar mudanças em seu cotidiano. A presente revisão sistemática de literatura analisou produções científicas internacionais, com vistas a identificar metodologias, instrumentos e correlações entre os dois conceitos. Recorreu-se às bases Web of Science, ERIC e SmartCat, utilizando os termos teacher empowerment and self-efficacy. Os critérios de elegibilidade foram: o período de publicação, a utilização dos termos no título e/ou resumo e a disponibilidade dos textos completos. Dos 24 artigos, 13 foram analisados, os quais indicaram correlação positiva e predominância de estudos quatitativos. Considera-se que pesquisas com objetivos de investigar o impacto dos constructos no coletivo são necessárias. Espera-se que esses resultados contribuíam para o direcionamento de novas pesquisas e estimulem planos de gestão eficazes voltados para o professor.

Biografia do Autor

Caroline Wenzel Florindo, Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Caroline Wenzel Florindo é mestre em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Biociência, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, UNESP, Campus de Rio Claro. A autora é membro do Núcleo de Estudos em Teoria Social Cognitiva e Práticas Educativas. E-mail: carolinewflorindo@gmail.com
Publicado
2019-09-24
Como Citar
Florindo, C. W., & Iaochite, R. T. (2019). Empoderamento de professores e autoeficácia docente: uma revisão de literatura. Cadernos De Educação, (61). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i61.14763
Seção
Artigos