Tecnologia Assistiva, Escola e Formação Docente: reflexões a partir de perspectivas educacionais inclusivas
Palavras-chave:
Tecnologia Assistiva, Escola, Formação Docente, Educação Inclusiva.
Resumo
Atualmente, a Tecnologia Assistiva – TA vem proporcionando às pessoas com deficiência, recursos adaptados às suas necessidades específicas para o desempenho de diversas atividades. Nesse aspecto, objetivando ampliar reflexões que suscitem práticas educacionais genuinamente inclusivas, problematizamos, neste artigo, a aplicação da TA no cenário escolar, bem como a relevância de sua integração aos cursos de Formação Docente. Para tanto, agregamos à utilização de construtos teóricos relacionados, experiências advindas do 5º Encontro de Formação Docente, realizado no Laboratório Pensar, Pedagogia Interdisciplinar, da Universidade Estadual de Goiás – UEG – Campus Inhumas, onde foi ofertado, a 19 acadêmicas dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Letras e pós-graduação em Docência do Ensino Superior, o minicurso: Noções básicas de Tecnologia Assistiva. Os resultados provenientes desta oferta levaram-nos a concluir (a partir de pesquisa de opinião proposta) que, apesar de possuir grande relevância para a prática docente, o tema ainda é pouco discutido no ambiente acadêmico.
Publicado
2021-02-17
Como Citar
Santos, L. C. dos, Souza, C. S. M. de, & Reis, M. B. de F. (2021). Tecnologia Assistiva, Escola e Formação Docente: reflexões a partir de perspectivas educacionais inclusivas. Cadernos De Educação, (64). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i64.15069
Edição
Seção
Artigos