CURRÍCULO-MOVIMENTO: EXPERIMENTAÇÕES E CRIAÇÕES NO TERRITÓRIO DA PRÁTICA CURRICULAR

  • Marlucy Alves Paraiso

Resumo

Este trabalho entra no território do fazer curricular de três professoras para acompanhar os movimentos nele efetuados. Utiliza conceitos retirados das produções de G. Deleuze & F. Guattari, e procura cartografar as linhas de fuga pelas quais se pode experimentar e explorar um outro currículo. Esboça um mapa aberto do currículo-movimento e delineia tanto os elementos desse currículo que despotencializam os envolvidos no processo, como aqueles que possibilitam escapar ao currículo-forma e ao currículo-dominante. Desenvolve o argumento de que nos currículos praticados é possível ver metarmofoses, encontros e composições que formam currículos: militantes, guerreiros e agenciadores. O objetivo é mostrar aquilo que impede a criação no currículo e, principalmente, fazer aparecer aquilo que nos currículos praticados possibilitam multiplicar os fluxos; multiplicar aquilo que vaza. Palavras-chave: currículo, professoras, filosofia da diferença. Curriculum-movement: experiments and creation in curriculum development Abstract This study, whose field is curriculum development, accompanies three teachers and their movements regarding this issue. I use concepts that can be found in G. Deleuze & F. Guattari’s productions and try to map the escape lines which allow teachers to experiment and explore another curriculum. This paper aims at drafting an open map of the curriculum-movement besides delimiting not only the elements that de-potentialize people involved in this process but also those elements that allow people to escape from a curriculum-form and a dominant curriculum. It also develops the idea that, in current curricula, we can observe metamorphosis, agreements, and compositions that form curricula: militants, warriors, and agents. The objective is to show what really prevents creation from being used in a curriculum, and mainly, to highlight what can be multiplied in the curricula, i. e., whatever leaks. Key-words: curriculum, teachers, philosophy of difference.
Publicado
2012-11-21
Como Citar
Paraiso, M. A. (2012). CURRÍCULO-MOVIMENTO: EXPERIMENTAÇÕES E CRIAÇÕES NO TERRITÓRIO DA PRÁTICA CURRICULAR. Cadernos De Educação, (25). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i25.1509
Seção
Artigos