Ensino virtual da luminotécnica para arquitetos

  • Rosalia Holzschuch Fresteiro
  • Ricardo Brodt Méndez

Resumo

A importância da prática experimental na formação do estudante de Arquitetura, como criadora de uma experiência sensível e cognitiva básica, pode repercutir positivamente no engajamento do aluno ao curso e na sua produção intelectual. Complementando o ensino tradicional com experimentações virtuais nas diversas áreas de Conforto Ambiental, propomos uma solução alternativa para o estudo dos conteúdos de Luminotécnica, através da simulação de conforto lumínico com softwares específicos. O projeto atual exige soluções mais elaboradas, freqüentemente, o que resulta em soluções finais mais integrais e equilibradas. A necessidade de estudos específicos de luminotécnica existe independentemente do porte do projeto a ser executado, ou seja, todos merecem os resultados que um estudo aprofundado proporciona, seja na realização das tarefas diárias como nos momentos de lazer e diversão. A luminotécnica é um instrumento poderoso na composição espacial, devendo fazer parte do projeto de arquitetura desde o início. Não basta que seus componentes façam parte das disciplinas do Curso de Arquitetura, o importante é que seu estudo seja basicamente experimental e prático, para que cumpra sua finalidade de condicionante do espaço físico, o que propomos conseguir com pacotes de softwares encontrados no mercado. Palavras-chave: luminotécnica, simulação, soluções experimentais. Virtual Teaching of Lighting Techniques to Architects Abstract The importance of experimental work for the education of Architecture students, since it creates a sensitive and cognitive experience, may lead to good results in terms of the students’ commitment to the course and to their intellectual production. To complement traditional teaching with virtual experiments in several areas in Environmental Comfort, we propose an alternative for the studies on Lighting Techniques: the simulation of lighting comfort using specific software. The current project usually demands more elaborate solutions; so, the final solutions become more balanced and integral. There is the need for specific studies on Lighting Techniques, regardless of how big a project is, i. e., everybody deserves the benefits a deep study offers, both for everyday tasks and spare time activities. Lighting Techniques are a powerful tool in spatial composition, therefore the subject should be part of the Architecture project since its beginning. The fact that its components are part of the subjects in the Architecture School is not enough; its study must be basically experimental and practical, so that it can reach its objective of conditioning physical space. We believe it can be done by using software that can be found in the market. Key-words: lighting techniques, simulation, experimental solutions.
Como Citar
Fresteiro, R. H., & Méndez, R. B. (1). Ensino virtual da luminotécnica para arquitetos. Cadernos De Educação, (25). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i25.1515
Seção
Artigos