Lutas Docentes nas Escolas Públicas para negros na África do Sul pós-apartheid
Resumo
O artigo discute as reformas curriculares na África do Sul pós-apartheid, mostrando que podem ser caracterizadas como práticas e políticas conservadoras que apresentam efeitos maléficos para a educação democrática. Para tanto, apresenta um breve panorama político e histórico da formação de professores na África do Sul, discute os desafios importantes da educação baseada em resultados na África do Sul pósapartheid e sugere como se pode melhorar o trabalho docente nesses tempos de reformas neoliberais. Mostra, também, que as vozes de esperança dos pais negros que apóiam os esforços de professores marginalizados podem construir um bloco contra-hegemônico capaz de interrogar o neoliberalismo na educação e de criar possibilidades para uma participação ampla para transformar as escolas e o trabalho docente. Teachers' struggles in public schools for blacks in post-apartheid South AfricaAbstractThe paper discusses curriculum reforms in post-apartheid South Africa, picturing them as conservative practices and policies which entail evil effects to democratic education. For such, it presents a short political and historical scenario of Teachers’ Education in South Africa ; discusses the important challenges of results-based education in post-apartheid South Africa ; and suggests how teacher’s work can be improved in times of neoliberal reforms. It shows, as well, that the voices of hope of black countries which support the efforts of marginalised teachers can build a counter-hegemonic block, capable of interrogating neoliberalism in education , and of creating possibilities for a wide-ranging participation to effectively change schools and teacher’s work.
Como Citar
Ndimande, B. S. (1). Lutas Docentes nas Escolas Públicas para negros na África do Sul pós-apartheid. Cadernos De Educação, (39). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i39.1527
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Editorial