Debatendo gênero e sexualidades no cotidiano da escola

  • Marcia Ondina Vieira Ferreira

Resumo

Em nosso país vimos acompanhando, ao menos nos últimos 20 anos, um crescimento considerável da pesquisa a respeito das relações de gênero e sexualidades. Proveniente dos mais diversos campos das Humanidades, tal produção vem colaborando para denunciar fenômenos de desigualdade e para fornecer instrumentos mais acurados de interpretação das realidades sociais. Na área da Educação não tem sido diferente, e é com alegria que vislumbramos uma presença ainda não muito grande, mas precisa e contundente, dos estudos sobre os temas citados. Não obstante toda essa produção, pode-se dizer que é pequena a incorporação do debate no cotidiano escolar e nos currículos de formação de docentes, principais responsáveis por coordenar a reflexão sobre diferenças e desigualdades na escola. Desta forma, o presente livro colabora para suprir uma lacuna nessa produção - até então muito mais analítica do que propositiva -, ao sugerir propostas de intervenção sobre as dinâmicas de gênero e sexualidades que se produzem e reproduzem dentro das escolas. 
Como Citar
Ferreira, M. O. V. (1). Debatendo gênero e sexualidades no cotidiano da escola. Cadernos De Educação, (39). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i39.1538
Seção
Resenhas