Revisão sistemática de estudos sobre a contação de história (storytelling) como facilitador da aprendizagem no ensino fundamental

Palavras-chave: Contação de histórias, Aprendizagem, Ensino Fundamental

Resumo

Contar histórias é uma forma de transmissão de conhecimento utilizada antes mesmo da invenção da escrita. Uma boa história é capaz de prender a atenção e criar uma conexão emocional com quem a ouve. Nos dias atuais, em que o acesso à informação está cada vez mais presente, tornar as aulas interessantes se torna um desafio. Assim, trazer contextos para os conteúdos mostra-se fundamental para o ensino. A contação de histórias (ou storytelling) pode ser utilizada de diversas formas, seja no ensino do conteúdo de disciplinas específicas ou, até mesmo, como forma de promover a socialização entre estudantes. Neste contexto, o artigo apresenta os resultados de uma revisão sistemática da literatura, na base de dados Scopus, sobre contação de história no ensino fundamental I, que constatou a efetividade do uso do storytelling nas diversas frentes pesquisadas, tanto no formato tradicional quanto no digital. Os resultados revelam que este tem sido um assunto pesquisado internacionalmente, porém com poucas ocorrências Brasil, o que aponta para a importância da ampliação dessas pesquisas, já que sua prática contribui com a melhoria da aprendizagem na educação, em especial, no ensino fundamental.

Biografia do Autor

Maria Lucia Wilwert, Universidade Federal de Santa Catarina
Mestre em Mídias do Conhecimento no programa interdisciplinar de Engenharia e Gestão do Conhecimento e graduada em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina. Áreas de interesse: contação de história, narrativa, mídia e educação, psicologia da aprendizagem
Luciane Maria Fadel, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutora pela University of Reanding, UK e professora na área de Mídias do Conhecimento no programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, na Universidade Federal de Santa Catarina. Áreas de interesse: contação de história, narrativas, gamificação, interação humano-computador e interface.
Cristiano José Castro de Almeida Cunha, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutor em Administração de Empresas - Rheinisch-Westfalische Technische Hochschule Aachen, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, graduado em Engenharia Geológica pela Universidade Federal de Ouro Preto e professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Áreas de interesse: liderança, aprendizagem de executivos, reestruturação e estratégias organizacionais. 
Solange Maria da Silva, Universidade Federa de Santa Catarina
Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Professora do Programa de Pós-graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGTIC/UFSC). Áreas de interesse: liderança, gestão do conhecimento, educação corporativa, gestão estratégica e inovação.
Publicado
2021-10-28
Como Citar
Wilwert, M. L., Fadel, L. M., Cunha, C. J. C. de A., & da Silva, S. M. (2021). Revisão sistemática de estudos sobre a contação de história (storytelling) como facilitador da aprendizagem no ensino fundamental. Cadernos De Educação, (65). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i65.15915
Seção
Artigos