A questão central deste artigo é a seguinte: sendo o objeto de estudo dos linguistas, de acordo com a perspetiva chomskyana, a gramática implícita dos falantes - um objeto mental, abstrato e empiricamente inacessível -, o seu estudo exige a observação de um conjunto de manifestações externas que permitam a caracterização do objeto abstrato que lhes subjaz. Tradicional- mente, as produções orais são consideradas pistas válidas para o acesso ao conhecimento interiorizado da língua; contudo, sendo produtos tipicamente associados à performance linguística, poderão refletir propriedades ausentes da gramática implícita. Neste trabalho, propõe-se que as produções meta- fonológicas explícitas sejam aceitas como uma forma complementar de acesso ao conhecimento fonológico, por potenciarem a explicitação de um objeto implícito independentemente dos efeitos relacionados com a performance.Palavras-chave: Conhecimento da língua; conhecimento fonológico; gramática implícita; consciência fonológica; operações metafonológicas explícitas.Initial written productions and explicit metaphonological operations as cues for the inferential characterization of phonological knowledgeAbstractThis inner issue of this article is the speaker’s implicit grammar as a linguists study objects, according the Chomskyana perspective, as a mental, abstract and empirically unattainable object, and study this demand observation of a set of extreme manifestations which allowed the characterization of the underlying abstract object. Traditionally, oral productions are considered valid cues for the language internal knowledge access; however, being typical products associated to the linguistic performance, could reflex absent properties of the implicit grammar. In this work, we propose that the explicit metaphonological productions being accept as a complementary form of access to the phonological knowledge because the highlight the explicit object implicit independent of the effects related to the performance. Keywords: Knowledge of language; Phonological knowledge; implicit grammar; Phonological awareness; Conscious phonological manipulation
Veloso, J. (1). Primeiras produções escritas e operações metafonológicas explícitas como pistas para a caracterização inferencial do conhecimento fonológico. Cadernos De Educação, (35). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i35.1614
Prorrogado o prazo para envio de sua submissão para o dossiê Educação Infantil: da socialização adultocêntrica às culturas infantis até 30 de setembro de 2023
Estão abertas as submissões de artigos para o dossiê "Juventudes e o Ensino Médio”. O prazo é até o dia 10 de janeiro de 2024 e as submissões devem ser feitas na plataforma da revista Cadernos de Educação.