Percepção de um grupo de professores da Educação Profissional e Tecnológica sobre o ensino de alunos com deficiência visual

  • Amabriane da Silva Oliveira Shimite Universidade Estadual Paulista - UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências
  • Nilson Rogério da Silva Universidade Estadual Paulista - UNESP Professor Adjunto do departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Filosofia e Ciências
Palavras-chave: Ensino superior, Formação de Professores, Deficiência visual.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi descrever, por meio de um grupo de professores atuantes na Educação Superior e Tecnológica, as condições de ensino de alunos com deficiência visual. Participaram da pesquisa 22 professores atuantes no curso superior de Tecnologia em Alimentos de uma faculdade localizada no interior do estado de São Paulo, onde a coleta de dados ocorreu pela utilização de um questionário composto por nove perguntas abertas. As respostas obtidas originaram categorias; dentre essas foram analisadas as respostas referentes à categoria Ensino, constituída pelas subcategorias Ingresso do aluno com deficiência visual, Metodologia de ensino e Estratégias de ensino. Para análise de cada subcategoria foi empregada a Análise de Conteúdo, proposta por Bardin. Nos resultados, foi possível identificar que os docentes não se consideram capacitados para atuar no processo inclusivo e não compreendem as competências e dificuldades do aluno com deficiência visual. Nesse sentido, o acesso à Educação Profissional e Tecnológica pelo aluno com deficiência visual requer o comprometimento da instituição e o entendimento do desenvolvimento de uma rede colaborativa de trabalho.

Biografia do Autor

Amabriane da Silva Oliveira Shimite, Universidade Estadual Paulista - UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências
Doutoranda em Educação e mestre em Educação pela UNESP campus Marília, pela linha de pesquisa em Educação Especial, enfatizando trabalhos com a abordagem da temática: deficiência e ensino superior. Também é especialista em Gestão do Controle de Qualidade em Alimentos pela Faculdade Tecnologia de Marília - FATEC e em Educação Especial pelo CEUCLAR - Batatais. Foi professora e responsável pelo projeto" Inclusão de alunos com deficiência no curso superior de Tecnologia em Alimentos - FATEC Marília". Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em processamento de alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: hortaliças convencionais e não convencionais e controle de qualidade em alimentos. Na área da Educação possui experiência como docente no ensino superior, responsável pelo atendimento especializado ao aluno com deficiência e pela elaboração de materiais adaptados para a profissionalização de pessoas com deficiência visual no curso de Tecnologia em Alimentos. Membro do grupo de pesquisa Trabalho, Deficiência e Saúde pelo CNPq.
Nilson Rogério da Silva, Universidade Estadual Paulista - UNESP Professor Adjunto do departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Filosofia e Ciências
Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos, doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Pos-Doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo ? USP. Professor Associado junto ao Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Estadual Paulista - Unesp Campus de Marília, Livre-Docência em Terapia Ocupacional em Saúde do Trabalhador, atua nas áreas de Saúde do Trabalhador e Reabilitação Profissional nas seguintes temáticas: terapia ocupacional, educação especial, ergonomia, saúde ocupacional, saúde do trabalhador e prevenção. Docente junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp Campus de Marília/SP , Linha: Educação Especial. Coordena o Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde e Deficiência Unesp Campus de Marília, Participa dos Grupos de Pesquisas Aprendizagem, Desenvolvimento e Saúde Mental do Escolar, da Universidade de São Paulo e Estudos em Terapia Ocupacional: Ocupação, Reabilitação Física, Tecnologia Assistiva e Funcionalidade - UFSCar.
Publicado
2022-05-03
Como Citar
da Silva Oliveira Shimite, A., & da Silva, N. R. (2022). Percepção de um grupo de professores da Educação Profissional e Tecnológica sobre o ensino de alunos com deficiência visual. Cadernos De Educação, (66). https://doi.org/10.15210/educacao.v66i.2179
Seção
Artigos