Histórias de vida: narrativas do cotidiano como suporte ao ensino de história e geografia nas séries iniciais do ensino fundamental

  • Luiz Alberto de Souza Marques

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa realizada com 15 professores atuantes em séries iniciais do Ensino Fundamental, em quatro comunidades – Colônia São Pedro, Faria Lemos, Marcorama e São Roque Figueira de Melo, nos municípios de Bento Gonçalves e Garibaldi, ambos no Rio Grande do Sul. Objetivou a construção de proposta metodológica de iniciação ao ensino de História e Geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental – Estudo do Meio –, visando a intervir na percepção de uma identidade étnica e cultural com base em valores locais e tendo como sustentação as experiências de vida em família e em comunidade, através das relações espaciais, temporais e grupais. A escolha desta região deveu-se ao fato de os envolvidos – alunos, professores, funcionários e comunidade – serem descendentes de imigrantes. Os professores receberam textos de pesquisadores, antropólogos e historiadores da cultura italiana no Rio Grandedo Sul, para se abastecerem de conhecimentos sobre a história local e regional, complementando, assim, as informações contidas nos livros didáticos. Um estudo de cunho etnográfico, representado por um conjunto de manifestações, favoreceu a compreensão das modificações ocorridas no espaço – resultantes de um modelo de ocupação e de construção das sociedades locais através do tempo – oportunizando aos alunos a formação de seus próprios conceitos espaço-temporais, baseados no estudo de seus antepassados, fundamental na iniciação aos conhecimentos histórico e geográfico.Palavras-chave: Histórias de vida, estudo do meio, ensino de história, história, italianidade e cotidiano.Life Histories: the daily life narratives as support to the teaching of history and geography in the initial series of the basic teachingAbstractThis work presents the outcomes of a research carried out with 15 elementary school teachers in four communities of Bento Gonçalves and Garibaldi counties, state of Rio Grande do Sul, Brazil. The aim of this study was the construction of a methodological proposal of initiation to the teaching of History and Geography in the initial series of the Basic Teaching – Study of the Way–, intend to intervene in the ethnic and cultural identity perception based on the local values and taking the experiences of life in family and in community as a sustenance, through the space, time and group relations. The choice of this region owed to the fact of the involved ones – students, teachers, officials and community – are immigrants' descendants. The teachers received texts of researchers, anthropologists and historians of the Italian culture in Rio Grande do Sul, to be supplied ofknowledge on the local and regional history, complementing, so, the information contained in the text books. A study of ethnographic hallmark, represented by a set of demonstrations, favored the understanding of the modifications occurred in the space – resultant forces of a model of occupation and of construction of the local societies through the time – providing to the students the formation of his own space-time concepts, based on the study of his ancestors, basically in the initiation to the historical and geographical knowledge.Keywords: Life stories, Environmental study, History, History teaching, Italian culture, Daily life.
Publicado
2012-12-10
Como Citar
Marques, L. A. de S. (2012). Histórias de vida: narrativas do cotidiano como suporte ao ensino de história e geografia nas séries iniciais do ensino fundamental. Cadernos De Educação, (32). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i32.1732
Seção
Artigos