Desenvolvendo a Interdisciplinaridade - Estudo de Caso: Senai - Unidade Cetind

  • Jefferson Caponero

Resumo

Os projetos interdisciplinares cumprem a importante tarefa de buscar uma formação integral, que garanta o domínio dos conhecimentos e das habilidades cognitivas, afetivas e psicomotoras, integrando e contextualizando elementos que compõem o percurso formativo. Este trabalho buscou a aplicação em sala de aula dos conceitos de interdisciplinaridade no curso técnico de nível médio de telecomunicações, tendo como base a avaliação da eficácia e desempenho das experiências anteriores. Os resultados obtidos permitem afirmar que a metodologia de intervenção direta, a partir da criação de uma empresa virtual, que simula os desafios da realidade dentro do Projeto Integrador, dando aos alunos a oportunidade da elaboração de um projeto completo de telecomunicações, foi bem sucedida na aplicação e no desenvolvimento dos conceitos de interdisciplinaridade em sala. Palavras-chave: projetos interdisciplinares, educação profissional, transversalidade, contextualização. Developing Interdisciplinarity - A Case Study at SENAI: the Cetind Unit. Abstract Interdisciplinary projects perform the important task of promoting holistic education, which ensures the development of cognitive, affective, and psychomotor knowledge and skills, by integrating and contextualizing the elements that comprise the educational process. This paper aims at describing the use of interdisciplinary concepts in classes taught in a telecommunications technical course in high school, based on the efficacy assessment of previous experiences. The results show that the methodology of direct intervention - the implementation of a virtual company, simulating real challenges within the Integrative Project and providing the opportunity for students to construct an entire telecommunications project - was successful in the application and development of interdisciplinary concepts in class. Key-words: interdisciplinary projects, professional education, transversality, contextualization.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Caponero, J. (1). Desenvolvendo a Interdisciplinaridade - Estudo de Caso: Senai - Unidade Cetind. Cadernos De Educação, (27). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i27.1817
Seção
Artigos