Evolução e mudanças nos conceitos de alfabetização e letramento em professoras participantes do PNAIC

  • Carmen Regina Gonçalves Ferreira Universidade Federal do rio Grande (FURG)
  • Marta Nörnberg Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
Palavras-chave: , desenvolvimento profissional, alfabetização, reflexão, PNAIC.

Resumo

Este artigo discute a evolução e a mudança dos conceitos de alfabetização e letramento em textos elaborados por professoras que participaram do programa de formação continuada Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O artigo resulta da análise de conteúdo de 80 textos escritos por 23 professoras. Os resultados mostram que os entendimentos sobre os dois conceitos, inicialmente vagos, abrangentes e imprecisos, sofreram mudanças, ao longo do processo formativo. O artigo conclui que na formação continuada as práticas de escrita, leitura e reflexão coletiva favorecem o desenvolvimento profissional, pois oportunizam condições e tempo para que as docentes possam problematizar e sistematizar conhecimentos, ampliando sua capacidade de posicionamento e elaboração conceitual.
Publicado
2021-01-26
Como Citar
Ferreira, C. R. G., & Nörnberg, M. (2021). Evolução e mudanças nos conceitos de alfabetização e letramento em professoras participantes do PNAIC. Cadernos De Educação, (64). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i64.20524
Seção
Artigos