DESEMPENHO REGULANDO A DOCÊNCIA NAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO

Palavras-chave: políticas de currículo, docência, desempenho, textos políticos

Resumo

Neste artigo, focalizo o significante desempenho como dispositivo de regulação da docência em textos políticos na Ibero-América e no Brasil, orientada pelas perspectivas discursivas da teoria do discurso (LACLAU; MOUFFE) e do currículo como política pela significação (LOPES; MACEDO). Seleciono para a interpretação os textos políticos: Miradas sobre La Educación en Iberomérica: Desarollo profesional docente y mejora de la educación e Competências para o Século XXI na Ibero-América (OEI) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e BNC-Formação Inicial (BRASIL). Nas demandas produzidas e articuladas discursivamente podemos interpretar tentativas de controlar o currículo da formação e atuação docente via avaliação do desempenho como estratégia que pretende garantir a qualidade da educação em tentativas de maior responsabilização do trabalho docente.

Biografia do Autor

Rosanne Evangelista Dias, UERJ
Doutorado em Educação UERJ Professora Adjunta da Faculdade de Educação e Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Proped/UERJ. Líder do GrPesq CNPq Políticas de Currículo e Docência com pesquisas financiadas pelo CNPq, Faperj, Capes, UERJ e UFRJ. Procientista do Estado e Jovem Cientista do Nosso Estado – FAPERJ. Investigadora da Linha Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura do Proped UERJ. Pesquisadora membro da Associação Brasileira de Currículo – ABdC, da Rede Latino-americana de Estudos Sobre Trabalho Docente (Rede Estrado), da Rede Latinoamericana em Teoria do Discurso e do GT Currículo da América Latina.Sobre Trabalho Docente (Rede Estrado), da Rede Latinoamericana em Teoria do Discurso e do GT Currículo da América Latina.
Publicado
2021-10-28
Como Citar
Dias, R. E. (2021). DESEMPENHO REGULANDO A DOCÊNCIA NAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO. Cadernos De Educação, (65). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i65.21126
Seção
Artigos