As músicas que cantamos para nossas crianças: o que dizem?
Resumo
Este artigo tem como tema as músicas que são cantadas para as crianças pequenas e busca explorar seus conteúdos, no sentido de apontar tanto para conceitos de infância e de criança como para valores sociais nelas presentes. Para tanto, duas fontes de análise são utilizadas: uma enquete realizada com dez educadoras acerca de seus hábitos e preferências musicais em sala (e o das crianças com quem trabalham) e um levantamento de músicas em compilações, CDs e livros sobre música infantil, identificando gêneros e selecionando uma pequena amostra para análise. Os resultados mostram diferenças entre as músicas tradicionais selecionadas, que tratam a criança como um “adulto em desenvolvimento” e as contemporâneas, que abrem mais espaço para a criança ser criança, isto é, tendem a valorizar uma cultura infantil diversa da do adulto. Palavras-chave: músicas infantis; conceitos de infância; desenvolvimento infantil. The songs we sing to our children: what do they say? Summary: This article focuses on the themes of the songs that we sing to young children, in an attempt to explore their contents, trying to identify both concepts of childhood and social values embedded in them. To that aim, we use two sources in our analyses: a questionnaire filled out by ten teachers, inquiring about their (and their children’s) musical preferences and use in the activity room; a survey of songs in collections, CDs and books of children’s songs, identifying genres and selecting a small sample for further analysis. Results show a difference between the traditional songs, which see the child as “an adult in the making” and the contemporary songs, which allow more room for the child to be a child, that is, the latter ones tend to value a childhood culture that is different from an adult culture. Keywords: children’s songs; concepts of childhood; child development
Como Citar
Eisenberg, Z., & Carvalho, C. (1). As músicas que cantamos para nossas crianças: o que dizem?. Cadernos De Educação, (40). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i40.2113
Edição
Seção
Artigos