O empreendedorismo como referência de um projeto educacional privado para a educação pública do Rio Grande do Sul

Palavras-chave: Público, privado, empreendedorismo, educação.

Resumo

As alterações nas relações entre o público e o privado, especialmente após os anos 1990, decorrem das adaptações do papel assumido pelo Estado na sua relação com a sociedade como justificativa para o enfrentamento das crises do capital. Com o argumento de que a intervenção do Estado deve ser mínima na vida social, o projeto neoliberal pretende, de fato, a expansão das relações sociais capitalistas para todas as dimensões da existência. Na educação, essa expansão expressa-se nos processos de privatização, que ocorrem tanto pela disputa do fundo público como pela interferência na organização das políticas educacionais e na definição das ações da gestão em âmbitos municipal e estadual. Nesse caso, é estabelecida uma disputa pelo conteúdo e pela execução das propostas educacionais. Neste artigo, tratamos da relação entre o público e o privado na educação a partir da análise do projeto de formação de sujeitos empreendedores defendido pelas organizações empresariais para ser inserido nos currículos escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Maria Vidal Peroni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
doutora em Educação e professora convidada do curso de pós graduação em educação da UFRGS.. Participa do grupo nacional de pesquisa sobre a relação entre o público e o privado na educação. É líder do Diretório Grupo de Pesquisa Estado e políticas públicas de Educação Básica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado e política educacional, política educacional brasileira, relação público/ privado. Sua pesquisa mais recente trata das "IMPLICAÇÕES DA RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADA PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA AMÉRICA: ARGENTINA, BOLÍVIA, BRASIL, CHILE, URUGUAI E VENEZUELA .
Valdelaine Mendes, Universidade Federal de Pelotas
Possui graduação em Licenciatura Em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (1994), graduação em Ciências Sociais (Licenciatura) pela Universidade Federal de Pelotas (2012), graduação em Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (2010), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1997) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Pelotas.
Maria Raquel Caetano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense-Campus Sapucaia
Doutora em Educação. Professora  da educação básica,especialização e mestrado em rede no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSUL-RS. E-mail: caetanoraquel2013@gmail.com
Publicado
2021-12-13
Como Citar
Peroni, V. M. V., Mendes, V., & Caetano, M. R. (2021). O empreendedorismo como referência de um projeto educacional privado para a educação pública do Rio Grande do Sul. Cadernos De Educação, (65). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i65.21285
Seção
Artigos