O empreendedorismo como referência de um projeto educacional privado para a educação pública do Rio Grande do Sul
Palavras-chave:
Público, privado, empreendedorismo, educação.
Resumo
As alterações nas relações entre o público e o privado, especialmente após os anos 1990, decorrem das adaptações do papel assumido pelo Estado na sua relação com a sociedade como justificativa para o enfrentamento das crises do capital. Com o argumento de que a intervenção do Estado deve ser mínima na vida social, o projeto neoliberal pretende, de fato, a expansão das relações sociais capitalistas para todas as dimensões da existência. Na educação, essa expansão expressa-se nos processos de privatização, que ocorrem tanto pela disputa do fundo público como pela interferência na organização das políticas educacionais e na definição das ações da gestão em âmbitos municipal e estadual. Nesse caso, é estabelecida uma disputa pelo conteúdo e pela execução das propostas educacionais. Neste artigo, tratamos da relação entre o público e o privado na educação a partir da análise do projeto de formação de sujeitos empreendedores defendido pelas organizações empresariais para ser inserido nos currículos escolares.
Publicado
2021-12-13
Como Citar
Peroni, V. M. V., Mendes, V., & Caetano, M. R. (2021). O empreendedorismo como referência de um projeto educacional privado para a educação pública do Rio Grande do Sul. Cadernos De Educação, (65). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i65.21285
Edição
Seção
Artigos