Grupos de Pesquisa da área de Educação no Brasil: revisão de literatura
Palavras-chave:
Grupos de Pesquisa. Pesquisa em Educação. Perspectiva ético-ontoepistemológica
Resumo
Este artigo apresenta uma análise de 55 trabalhos sobre Grupos de Pesquisa da área de Educação no Brasil. A partir dos trabalhos revisados, são apresentadas três principais implicações para a construção de uma agenda de pesquisa sobre Grupos de Pesquisa: a) a necessidade de ampliação dos fundamentos ético-ontoepistemológicos para a pesquisa sobre Grupos de Pesquisa; b) a ampliação da interlocução com a literatura nacional e internacional; e c) a expansão do foco nas pesquisas sobre Grupos de Pesquisa. Argumenta-se que os Grupos de Pesquisa estão fortemente incorporados na cultura de pesquisa, principalmente na Pós-Graduação e que, no Brasil e na América Latina, os Grupos de Pesquisa necessitam de maior valorização e reconhecimento no âmbito das instituições e dos órgãos de fomento.Downloads
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Publicado
2021-10-28
Como Citar
Mainardes, J. (2021). Grupos de Pesquisa da área de Educação no Brasil: revisão de literatura. Cadernos De Educação, (65). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i65.21571
Edição
Seção
Artigos