Grupos de Pesquisa da área de Educação no Brasil: revisão de literatura

  • Jefferson Mainardes Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa
Palavras-chave: Grupos de Pesquisa. Pesquisa em Educação. Perspectiva ético-ontoepistemológica

Resumo

Este artigo apresenta uma análise de 55 trabalhos sobre Grupos de Pesquisa da área de Educação no Brasil. A partir dos trabalhos revisados, são apresentadas três principais implicações para a construção de uma agenda de pesquisa sobre Grupos de Pesquisa: a) a necessidade de ampliação dos fundamentos ético-ontoepistemológicos para a pesquisa sobre Grupos de Pesquisa; b) a ampliação da interlocução com a literatura nacional e internacional; e c) a expansão do foco nas pesquisas sobre Grupos de Pesquisa. Argumenta-se que os Grupos de Pesquisa estão fortemente incorporados na cultura de pesquisa, principalmente na Pós-Graduação e que, no Brasil e na América Latina, os Grupos de Pesquisa necessitam de maior valorização e reconhecimento no âmbito das instituições e dos órgãos de fomento.

Biografia do Autor

Jefferson Mainardes, Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa
Professor Associado do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado). Desde de agosto de 2015 é Honorary Senior Research Associate do UCL/Institute of Education (Londres). Possui Bolsa de Produtividade em Pesquisa - CNPq. Foi co-director da Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos en Política Educativa - ReLePe. É editor da Revista Práxis Educativa (UEPG) e da Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa. De 2013 a 2015 foi representante da ANPEd no GT de Ciências Humanas e Sociais da CONEP. Membro do CA-Ed do CNPq (2017-2020). Desenvolve pesquisas sobre políticas educacionais enfocando, principalmente, epistemologias da política educacional e políticas para o Ensino Fundamental.
Publicado
2021-10-28
Como Citar
Mainardes, J. (2021). Grupos de Pesquisa da área de Educação no Brasil: revisão de literatura. Cadernos De Educação, (65). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i65.21571
Seção
Artigos