O centenário de Paulo Freire e a recontextualização da Educação Popular: possibilidades de uma pedagogia situada

  • Thiago Ingrassia Pereira Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Palavras-chave: , Educação popular, Pedagogia situada, Recontextualização.

Resumo

No contexto comemorativo do centenário de nascimento de Paulo Freire, torna-se interessante retomar sua obra no sentido de leituras capazes de nos subsidiar ações educativas na atualidade. O tema desse trabalho é a Educação Popular pensada em perspectiva e em seus diferentes contextos históricos, com enfoque sobre o cenário dos anos 1990 e o debate teórico sobre sua refundamentação ou revivificação, bem como as novas demandas políticas e epistemológicas, com desdobramentos teórico-conceituais, observadas a partir do ambiente político brasileiro depois de 2016. Por meio de pesquisa bibliográfica, revisita-se autores(as) de referência no campo e se sustenta o argumento de que a atualidade de práticas de Educação Popular responde à ofensiva conversadora vigente no Brasil, reafirmando o projeto social contra as opressões e as desigualdades sociais. A recontextualização discutida sugere sua atualidade na construção de “redes de indignação e esperança” a partir de uma prática pedagógica situada.   

Biografia do Autor

Thiago Ingrassia Pereira, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Pós-Doutor em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Sociólogo. Professor Adjunto da área de Fundamentos da Educação, do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim. Tutor PET (Bolsa FNDE).
Publicado
2021-12-13
Como Citar
Pereira, T. I. (2021). O centenário de Paulo Freire e a recontextualização da Educação Popular: possibilidades de uma pedagogia situada. Cadernos De Educação, (65). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i65.21811
Seção
Seção temática