O legado da pedagogia freireana: possibilidades para reencantar a educação

Palavras-chave: Paulo Freire, legado, pedagogia freireana, atualidade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo destacar o legado da obra de Paulo Freire que vai além de seus escritos, palestras, vídeos, entrevistas e materiais pedagógicos produzidos como educador, professor universitário, pesquisador e gestor na perspectiva da educação popular. Traz resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo, tendo como metodologia o estudo bibliográfico, enfatizando a atualidade da pedagogia crítico-problematizadora, com seu potencial emancipador no centenário do nascimento de Freire vivenciado em setembro de 2021, desencadeando novos debates sobre a educação que se vincula à ação em busca da emancipação dos sujeitos e igualmente, da sociedade. As reflexões e análises do estudo explicitam que a obra de Paulo Freire é uma das referencias importantes para a pesquisa educacional no Brasil e no mundo, pois seus escritos recebem reconhecimento e são debatidos por diferentes públicos, com um potencial esperançoso e libertador desde a perspectiva social e política emancipatória..

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Biografia do Autor

Lúcio Jorge Hammes, Universidade Federal do Pampa
Doutor em Educação pela Unisinos. Professor da UNIPAMPA, Campus Jaguarão, atuando nos cursos de licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação.Contato: luciohammes@unipampa.edu.br
Jaime José Zitkoski, FACED/UFRGS
Doutor em Educação pela UFRGS, Professor na Faculdade de Educação da UFRGS. Pesquisador vinculado ao PPG de Educação da UFRGS.
Itamar Luís Hammes, IFSUL/Lajeado
Doutor em Filosofia pela PUCRS, Professor EBTT no IFSUL, Campus Lajeado. Membro do Colegiado do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional – PROFEPT.
Publicado
2021-12-13
Como Citar
Hammes, L. J., Zitkoski, J. J., & Hammes, I. L. (2021). O legado da pedagogia freireana: possibilidades para reencantar a educação. Cadernos De Educação, (65). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i65.21817
Seção
Seção temática