Práticas de escrita de crianças no contexto familiar: interlocuções com a BNCC na alfabetização
Palavras-chave:
práticas de escrita, gêneros textuais, suportes textuais, alfabetização.
Resumo
O objetivo deste trabalho é visibilizar e analisar práticas de escrita vinculadas ao contexto familiar de crianças de uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal em Porto Alegre/RS, com enfoque nos gêneros e suportes textuais em circulação. Como desdobramento desse objetivo maior, ao final do texto, busca-se relacionar tais práticas e gêneros aos campos de atuação apresentados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e levantar possibilidades pedagógicas para o trabalho com gêneros textuais na escola tendo em vista as práticas de escrita referidas pelas crianças. A pesquisa desenvolvida caracteriza-se por ser qualitativa e a abordagem metodológica empreendida para a geração de dados se deu através de grupo focal com doze crianças. Como considerações finais, argumenta-se que os gêneros do campo da vida cotidiana permitem que as crianças, sobretudo as das classes populares, possam estabelecer relações de aproximação com as práticas escolares.
Publicado
2021-12-15
Como Citar
Piccoli, L. (2021). Práticas de escrita de crianças no contexto familiar: interlocuções com a BNCC na alfabetização. Cadernos De Educação, (65). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i65.21828
Edição
Seção
Artigos