Práticas de escrita de crianças no contexto familiar: interlocuções com a BNCC na alfabetização

  • Luciana Piccoli UFRGS
Palavras-chave: práticas de escrita, gêneros textuais, suportes textuais, alfabetização.

Resumo

O objetivo deste trabalho é visibilizar e analisar práticas de escrita vinculadas ao contexto familiar de crianças de uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal em Porto Alegre/RS, com enfoque nos gêneros e suportes textuais em circulação. Como desdobramento desse objetivo maior, ao final do texto, busca-se relacionar tais práticas e gêneros aos campos de atuação apresentados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e levantar possibilidades pedagógicas para o trabalho com gêneros textuais na escola tendo em vista as práticas de escrita referidas pelas crianças. A pesquisa desenvolvida caracteriza-se por ser qualitativa e a abordagem metodológica empreendida para a geração de dados se deu através de grupo focal com doze crianças. Como considerações finais, argumenta-se que os gêneros do campo da vida cotidiana permitem que as crianças, sobretudo as das classes populares, possam estabelecer relações de aproximação com as práticas escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Piccoli, UFRGS
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Associada do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação (FACED) da UFRGS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da leitura e escrita, práticas pedagógicas e formação de professores alfabetizadores.
Publicado
2021-12-15
Como Citar
Piccoli, L. (2021). Práticas de escrita de crianças no contexto familiar: interlocuções com a BNCC na alfabetização. Cadernos De Educação, (65). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i65.21828
Seção
Artigos